Escolha uma Página

Homenagem foi proposta pela presidência do CAHA e busca valorizar legado de Marchetti no futebol

Em assembleia-geral ordinária, realizada com sócios do Clube Atlético Hermann Aichinger (CAHA) – o Atlético de Ibirama, na noite de segunda-feira, dia 28, foi aprovada por unanimidade a nova denominação do Estádio da Baixada. Para homenagear um dos maiores incentivadores da história do CAHA e também do esporte local, a casa do Atlético de Ibirama passa a se chamar Estádio Genésio Ayres Marchetti.

A proposição de nomear a casa do Time da Baixada foi feita junto à diretoria pelo presidente Joel Wippel e teve apoio dos familiares de Marchetti e de Hermann Aichinger. Para Wippel, a denominação é uma justa homenagem para quem dedicou grande parte de sua vida para o crescimento do CAHA.

“O nome do clube sempre permanecerá Clube Atlético Hermann Aichinger. Mas o estádio passa a ser chamado de Genésio Ayres Marchetti. Isso é uma justa homenagem para quem dedicou grande parte de sua vida e investiu, através de sua empresa e até mesmo pela pessoa física, por muitos anos no futebol ”, disse o presidente do Atlético.

Marchetti foi presidente, principal articulador e patrocinador do Clube Atlético Hermann Aichinger de Ibirama desde o ano de 1991. “Ele investiu durante muitos anos no futebol. Tive a participação na diretoria nestas épocas e fui presidente da comissão que construiu a arquibancada, onde hoje fizemos a nossa assembleia na nossa sede. Foi um projeto idealizado por Ayres Marchetti, construído com, além da captação de recursos de sócios, grande parte de investimentos advindo da empresa dele”, explicou Wippel.  

A arquibancada coberta para 1.200 pessoas foi construída em 1994 e no ano de 2003, foi concluída a nova arquibancada (social) com capacidade para 1.300 espectadores.

Homenagem do clube

O presidente do CAHA destaca que a homenagem serve para perpetuar o nome de principal incentivador do Time da Baixada, não só pelo histórico de sucesso, mas pela dedicação e as boas lembranças deixadas a todos, desde a direção, sócios, ex-jogadores e principalmente à torcida grená. “É sim uma justa homenagem, e é o mínimo que deveríamos fazer ao saudoso seu Ayres e todos nós do clube, temos as melhores lembranças possíveis”, disse.

Futuramente, também deverá ser implantada uma praça de convivência em um terreno doado pela família Aichinger ao lado do clube. A praça irá levar os nomes e os bustos de Genésio Ayres Marchetti e Hermann Aichinger.

Frente ao Atlético de Ibirama, Marchetti protagonizou inúmeras histórias no futebol catarinense.  Entre as conquistas está o Campeonato Estadual de Amadores em 1992, e o campeonato Catarinense de Futebol Profissional da 2ª Divisão em 1993. Em 2001, o Atlético foi bicampeão do campeonato da 2ª Divisão de Profissionais de SC e em 2004 e 2005 foi o vice-campeão da 1ª Divisão.

Já o estádio nasceu em março de 1955, quando Hermann Aichinger doou para o clube, um local para construção de um estádio e sede. O CAHA completou 70 anos de fundação no dia 20 de setembro do ano passado.

Agradecimento

A assembleia foi acompanhada por Bruna Isadora Marchetti, que representou a família Marchetti. Em nome da família, ela agradeceu a diretoria do CAHA pela homenagem.

“Em nome da família Marchetti, gostaríamos de agradecer a diretoria do CAHA em nome da pessoa do Sr. Joel Wippel, presidente do clube, pelo trabalho desenvolvido com zelo e responsabilidade.

A família sente-se imensamente grata pela merecida homenagem prestada ao Sr. Ayres Marchetti, que terá o seu nome no estádio. Assim denominado ‘Estádio Genésio Ayres Marchetti’. A todos que acompanharam sua trajetória enquanto esteve à frente do Clube, puderam de perto ver o quanto de amor, paixão e dedicação tinha com o Atlético, seu nome, portanto jamais poderá ser esquecido pois o clube alcançou um grande respeito no cenário do futebol Catarinense e isso graças ao bom trabalho feito pelo então presidente Ayres Marchetti.

Obrigada a todos que dedicam seu tempo em prol do clube. Um fraterno abraço

Bruna Isadora Marchetti”.  

Por Marcelo Zemke – Rede Vale Norte