Por Marcelo Zemke – Jornal Vale do Norte
Entregas foram realizadas no Estádio Genésio Ayres Marchetti.
Os jovens atletas do Clube Atlético Hermann Ainchinger, atendidos pelo Projeto Meninos da Baixada, receberam na quarta e quinta-feira, dias 11 e 12, diversos materiais esportivos. Foram entregues para as meninas e meninos, 11 itens, entre uniformes, como camisas, meiões e shorts, além de materiais de consumo, como bolas, coletes de treino, chuteiras e cintos de tração. Ao todo, foram mais de 730 peças ou pares, com o investimento R$ 31.498,96.
As entregas foram realizadas no Estádio Genésio Ayres Marchetti sendo contemplados os participantes das categorias Sub 11, Sub14 e Sub 18.
Presente no ato de quinta-feira, 12, o presidente do Atlético, Joel Wippel, destacou o apoio das empresas parceiras do projeto: Dicave Volvo, Pamplona Alimentos, Manoel Marchetti e Lunelli Têxtil, para a aquisição dos materiais esportivos. “Faz parte do projeto a entrega destes materiais. É gratificante ver as famílias participando e a felicidade desta garotada, que no passado dependiam do patrocínio dos pais. Ele é possível graças a lei de incentivo ao esporte e ao apoio das empresas parceiras e todos aqueles que iniciam este projeto em 2016, principalmente o Fábio Beninca, o Geovani Nunes e a nosso saudosos Genésio Ayres Marchetti, que tinha o futebol como paixão”.
Wippel lembrou que o Meninos da Baixada, através da Lei de Incentivo ao Esporte (Lei n.º 11.438/06), possibilita ainda mais crianças para participar. “Eles participam, recebem o material e apoio para treinar. Temos também um quadro de profissionais gabaritados para o que estão fazendo”.
O esporte é uma ferramenta transformadora de inclusão social, que promove educação, saúde e prepara para a vida, ensinando, além de tudo com foco e disciplina. Vinícios da Silva, que joga de meia-atacante na categoria Sub 11, o aprendizado vai além do futebol. “Este projeto é muito bom e aprendo muita coisa, como convivência e aperfeiçoar meu futebol”, conta o jovem, que está no projeto há dois anos.
O Meninos da Baixada é realizado em parceria com a Prefeitura de Ibirama, Clube Atlético Hermann Aichinger, CME de Ibirama e Sociedade Desportiva União.
O objetivo principal do projeto é a formação da criança como um cidadão, mas também busca dar oportunidade para aqueles que têm potencial tentar ser um jogador de futebol profissional. “A entrega dos materiais é um momento que esperávamos há muito tempo. Com o projeto, esperamos saiam não só jogadores profissionais, mas também cidadãos. Quando os jovens estão no esporte, não estão em coisas que só tiram o tempo da criança, como celulares”, comentou o diretor de esportes, Giovani Nunes.
Para participar, os jovens de ambos os sexos, devem ter entre 8 a 17 anos para integrar as categorias. Não há taxa de inscrição ou mensalidades. Ele acontece em parceria com a Prefeitura de Ibirama, Clube Atlético Hermann Aichinger, CME de Ibirama e Sociedade Desportiva União.
Kits
Os kits são compostos por 150 uniformes para linha, 12 uniformes de goleiro, 45 bolas, 15 cintos de tração, 60 coletes e 12 pares de luvas de goleiros. Os recursos para a compra são oriundos do Governo Federal, Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Saúde, Pamplona, com amparo legal da Lei do Incentivo ao Esporte para os atletas.